sábado, 4 de novembro de 2017

Abordando uma das conjecturas da criação

1 – INTRODUÇÃO:

A Terra foi “visitada” uma única vez por um Querubim (Se é que assim podemos dizer!). A Bíblia cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. E Este mundo não suportaria a manifestação de um Querubim.

A ciência diz que um meteoro se chocou com a terra, na altura do Golfo do México, separando os continentes, rompendo placas tectônicas e gerando ondas gigantescas. Uma catástrofe no ecossistema do planeta, varrendo toda a vida que existia no Globo.

Este meteoro que os cientistas dizem que era um meteoro, na realidade não era um meteoro, poderia ser um EX-Querubim (anjos em segundo lugar na hierarquia celeste, logo abaixo dos Serafins, envolvidos em adorar e louvar a Deus.), que hoje se chama Diabo, Satanás! E ele quando bateu na terra ele a deformou (Lembra o texto? “ficou sem forma e vazia”) Porque Deus FORMA, o diabo DEFORMA, a religião REFORMA, mas só JESUS pode TRANSFORMAR! Amem?

A história que nós ouvimos frequentemente como a “história da criação”, parece ser realmente uma “história da recriação”. Há muitos anos entre Gênesis 1:1 - “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Do hebraico: ברא = bara = “criou”. E Gênesis 1:2 - “E a terra era (ficou) sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

A resposta está na tradução da palavra “estava” ou “era”, no versículo dois. Esta palavra, tem em seu original hebraico ainda um outro sentido, a palavra é: “era” =hayah = heb: היה, e pode traduzir-se também como “ficou, tornar-se ou tornou-se”.

Sabemos que Deus é perfeito e nada do que Deus faz pode ser mal feito ou imperfeito, Deus é luz e não há nele treva nenhuma como diz:
Em I João 1:5 – “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas”.

O versículo de número um diz que Deus criou os céus e a terra, o que realmente Ele criou, porém, no versículo dois diz que a terra estava sem forma e vazia.
Como poderemos acreditar que Deus, sendo perfeito e através Dele sendo manifestada toda perfeição, poderia criar algo sem forma e vazio, e mais, um lugar de abismos e onde há trevas?

Em Lucas 10:18  - “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu”.


2 - O HOMEM - A IMAGEM DE DEUS - CRIADO PARA TER DOMÍNIO:

Deus tinha motivos muito bons para a criação do Homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... tudo o que Ele é e tudo com o qual Ele está envolvido — e que dominassem os céus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem — em Sua Própria imagem.

Em Genesis 1:26,27 - “Então Deus disse:  Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem à Sua Própria imagem, à imagem de Deus Ele o criou, macho e fêmea, Ele os criou".

3 – SAMAEL OU LÚCIFER?

Em Apocalipse 12:7-9 - "Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos".

Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos — seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente como em Apocalipse 5:11-14 – “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre”.

No entanto, quando Lúcifer, um dos grandes anjos da liderança compreendeu sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a Criação acima do Trono de Deus no Céu.
Quando Lúcifer se rebelou, Deus o expulsou do Céu. Ao mesmo tempo, um terço dos anjos uniram-se naquela rebelião e foram expulsos com Lúcifer, como em Apocalipse 12:4 – “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; [...]”.

Vamos conferir também em Isaías 14:12-14 - "Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Lúcifer], filho da alva. Foste derribado à terra, tu que outrora debilitavas as nações! Disseste no teu coração: Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus. assentar-me-ei entronizado no monte da assembleia, no mais alto da sagrada montanha. Subirei acima das mais altas nuvens. Tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo".

Lúcifer foi lançado à terra onde hoje é conhecido como "Satanás" ou "Diabo". Separado da glória do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora e tornou-se maligno e repleto de trevas.

Confira em Ezequiel 28:11-17 – “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.”

Os anjos que caíram com ele também perderam a sua glória e tornaram-se espíritos malignos no recém-criado mundo de Deus.  Mas a maligna ambição de Satanás não mudou e, assim sendo, ele começou um outro plano para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado.

4 - A TENTAÇÃO:

Deus deu ao Seu primeiro homem e mulher (Adão e Eva) autoridade sobre toda a terra e disse-lhes para manterem-na sob o seu domínio. Para mantê-los a salvo de Satanás e de seus espíritos malignos, Deus plantou duas árvores especiais no Jardim onde Adão e Eva moravam. Deus as chamou de "Arvore da Vida" e "Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal" veja Gênesis 2:9,17 – “E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

A Arvore da Vida representava a vida e a autoridade do Próprio Deus — assim sendo, ao comer do seu fruto, Adão e Eva seriam cada vez mais preenchidos com a força, o amor e a glória de Deus.
A Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal representava a vida e a autoridade de Satanás, e enquanto Adão e Eva não comessem do seu fruto, estariam a salvo dos espíritos malignos que enchiam a terra. O domínio de toda a criação sempre seria deles se obedecessem ao seu amoroso Deus, veja em Hebreus 2:8 – “Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”.

Em Genesis 2:15-17 - "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para lavrá-lo e tomar conta dele. E o Senhor Deus ordenou ao homem: Você pode comer de qualquer árvore do Jardim, mas você não pode comer da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, pois quando você comer dela, você certamente morrerá''.

No entanto, Satanás enganou a Eva. Ele lhe disse que a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não era tão ruim assim — ao contrário, ela se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Adão também comeu da árvore. Como podemos conferir em 1 Timóteo 2:14 – “E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.

Em Genesis 3:6 - "E vendo a mulher que o fruto da árvore era bom para se comer e agradável aos olhos, e também desejável para se ganhar sabedoria, ela pegou um pedaço e o comeu. Ela também deu um pedaço ao seu marido, que estava com ela, e ele o comeu".

5 - O RESULTADO:

Através deste isolado ato pecaminoso, o homem perdeu a glória, a imagem de Deus, e o domínio sobre a criação. Satanás então tomou o trono desocupado por Adão e Eva e exerceu o seu domínio sobre a terra, e a morte encheu o mundo. Veja em Hebreus 2:14,15 – “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”. E observe a posse da terra por Satanás em Lucas 4:6 – “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.” Observamos que:

"... O pecado entrou no mundo através de um só homem, e a morte através do pecado, e desta maneira a morte veio a todos os homens, porque [em Adão] todos pecaram..." – Romanos 5:12.

Todas as gerações subsequentes a Adão e Eva herdaram a sua natureza caída. Todos foram submetidos ao poder e ao domínio de Satanás.
“Quanto a vocês, vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e o príncipe do reino do ar, o espírito que agora opera naqueles que são desobedientes. Todos nós vivíamos dentre eles em certa ocasião, gratificando os desejos da nossa natureza pecaminosa e seguindo as suas vontades e pensamentos. Semelhantemente ao restante, éramos por natureza objetos de ira” - Isto em Efésios 2:1-3.

Os corações das pessoas em toda parte estão agora repletos de:

A) Idolatria
“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis”. - Romanos 1:21-23.

B) Imoralidade
"Portanto, Deus os entregou nos desejos pecaminosos de seus corações à impureza sexual para a desonra de seus corpos uns com os outros. Eles trocaram a verdade de Deus por uma mentira, e adoraram e serviram as coisas criadas, ao invés do Criador — o Qual é para sempre louvado. Amém! Por causa disto, Deus os entregou a concupiscências vergonhosas. Até mesmo as suas mulheres trocaram as suas relações naturais por relações anormais. Da mesma maneira, os homens também abandonaram as relações naturais e inflamaram-se com concupiscências uns com os outros. Os homens cometeram atos indecentes com outros homens e receberam em si próprios a penalidade devida por sua perversão" - Romanos 1:24-27.

C) Todos os Tipos de Iniquidade
“Além disso, por não considerarem que valesse a pena reter o conhecimento de Deus, Ele os entregou a uma mente depravada, para fazerem o que não deveria ser feito. Tornaram-se cheios de todo tipo de iniquidade, maldade, cobiça e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, contenda, engano e malícia. São mexeriqueiros, caluniadores, pessoas que odeiam a Deus, insolentes, arrogantes e vangloriosos. Inventam formas de fazer o mal e são desobedientes a seus pais. São insensíveis, incrédulos, impiedosos, cruéis. Muito embora conheçam o justo decreto de Deus que os que fazem estas coisas merecem a morte, não somente continuam a fazer estas mesmas coisas, mas também aprovam os que as praticam'' - Romanos 1:28-32.

6 - O GRANDE PLANO DE DEUS PARA A RESTAURAÇÃO:

Deus não desistiu do homem por causa do seu pecado! Não! Ao invés, Ele colocou em ação um outro plano grandioso - Em Genesis 3:15 – “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Eis aqui a profecia!

O plano de salvar a humanidade do poder de Satanás e de restaurá-la ao Seu plano original de sermos seus filhos e de compartilharmos do Seu Trono. Ele começou a preparar, assim desde então, o mundo para a vinda do Salvador —Jesus.
Em 1 Coríntios 15:22 - "Porque assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados".
O Novo Testamento registra a história de Cristo...
Aquele que viria para nos salvar de todos os pecados!... E nos dar uma nova vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário